top of page

Blog

Alimentos que fazem bem aos dentes

Existem alimentos que podem ser benéficos para os dentes? Quais?


Água

Quando se trata de dentes saudáveis , a água é indispensável. A água é responsável por uma saliva ideal para dentes e gengiva saudáveis. É valiosa como agente de lavagem final para alimentos e bebidas açucaradas e se fluoretada, preveni a cárie dentária por meio do fortalecimento do esmalte dos dentes.


Fibras, Frutas e Legumes

Alimentos ricos em fibras funcionam como um detergente na boca, por ” esfregar ” os dentes. Ele também estimula o fluxo de saliva, exigindo maior tempo de mastigação. A saliva é a primeira linha de defesa para os dentes, pois neutraliza os ácidos prejudiciais dente.

Frutas e legumes suculentos e crocantes também têm alto teor de água que ajuda a compensar o seu teor de açúcar. E alimentos ricos em fibras são parte de uma dieta saudável, por isso eles oferecem um duplo benefício para as crianças.


Lacticínios (sem adição de açúcar)

Ajudam os dentes de muitas maneiras.

Queijo ajuda a estimular a saliva, enquanto o seu cálcio ajuda a substituir minerais perdidos dos dentes por ácidos.

Outros produtos lácteos, como leite, iogurte e produtos semelhantes, também fornecem cálcio e fosfatos.

Leite enriquecido também fornece vitamina D, importante vitamina na formação e manutenção do esmalte.


O xilitol – gomas de mascar sem açúcar de qualquer tipo podem ajudar a melhorar a saúde dental.

O xilitol é um tipo de açúcar extraído a partir de uma variedade de plantas e podem efetivamente combater a cárie dentária. O xilitol tem sido demonstrado que funciona contra Estreptococos mutans, a principal bactéria que provoca cáries dentárias. Além de ser usado num número de gomas de mascar, xilitol está disponível como um adoçante geral em lojas de saúde.


Nozes, amêndoas e castanhas

Muitas nozes fornecem vitaminas e minerais que ajudam os dentes. Estes incluem amendoim (cálcio e vitamina D), amêndoas (níveis elevados de cálcio que ajuda os dentes e gengivas), castanha de caju (estimula a saliva e ajuda a limpar os dentes) e nozes (fibras, ácido fólico, ferro, tiamina, magnésio, ferro, niacina, vitamina E, vitamina B6, potássio e zinco).


Minerais

Alimentos que fornecem vitaminas A, C e D, bem como cálcio e fósforo, são especialmente bom para os dentes. Estes incluem carne, ovos, peixe, batata, espinafre, cereais fortificados, tofu, vegetais de folhas verdes, feijão, cereais integrais.

Posts em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Busca por Tags
Redes Sociais
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
bottom of page