Ronco e Apnéia 

 

É uma disfunção que ocorre na articulação da mandibula (ATM). Os pricipais sintomas da DTM são mialgia (dores musculares), estalo articular, artralgia (dor articular), cefaléia, desvio da mandíbula em sua abertura, abertura bucal limitada, bruxismo, dor ao abrir e fechar a boca ou durante a mastigação, inchaços na face, entre outros.

A causa da DTM, não é clara, porém a mais aceita atualmente é a multifatorial, na qual o paciente apresenta como o principal fator causal o mau relacionamento dos dentes com a mandíbula, e como fatores coadjuvantes as desordens psíquicas (stress, insônia) e os hábitos parafuncionais (onicofagia (roer unhas), bruxismo (ranger de dentes), etc).

O tratamento para a DTM também é multidisciplinar, ocorre a longo prazo, exige diagnóstico preciso e correto pelos profissionais adequados.

Apneia Obstrutiva do Sono

  A Apneia do sono é a interrupção da respiração pela boca e/ou pelo nariz, por um período maior do que 10 segundos,muitas vezes, diminuindo a quantidade de oxigênio no sangue. Normalmente, durante o sono, ocorrem alguns episódios de apneia, mas quando esses episódios se tornam frequentes e prolongados, a ponto de interferirem na qualidade do sono da pessoa, configura-se o quadro da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAHOS).

 

Perfil do portador

A doença tem uma certa predisposição familiar, sendo mais frequente no sexo masculino e a associação com o sobrepeso é comum, mas não é uma regra. Acredita-se que a apneia do sono afeta mais de 5% das mulheres e 15% dos homens na faixa etária de 30 a 60 anos e que 19% das mulheres e 34% dos homens que habitualmente roncam também sofrem de apneia. A apneia obstrutiva do sono é tão prevalente quanto a asma no adulto, porém, aproximadamente 95% dos pacientes não são adequadamente diagnosticados e tratados.

 

Ronco ou Ressono

O ronco ou ressono, é o som produzido pela vibração de um órgão à passagem do ar. Costuma ser proveniente dos tecidos da faringe – Úvula e Palato Mole – que se tornam exuberantes e flácidos, bloqueando parcialmente a entrada do ar e também vibrando com grande intensidade. A hipertrofia dos cornetos, as alterações do septo nasal, a macroglossia e os tumores, também podem causar ressonância sonora.

Aparelho Intrabucal 100% Personalizado

   O tratamento do Ronco e Apneia do Sono geralmente é multidisciplinar, a Odontologia do Sono atua com aparelhos intra-orais que são utilizados somente na hora de dormir. O Klearway é um modelo de aparelho reposicionador mandibular e é o mais estudado e realizado no mundo.O sistema reposicionador mandibular tem a finalidade de manter as vias aéreas superiores livres, a manutenção desse espaço depende da posição mandibular, pois durante o sono, musculatura, tecidos moles e língua, tendem a se posicionar de forma a obstruir a passagem do ar na chamada velofaringe, causando o ronco e a apneia do sono. As vias aéreas deveriam, durante o sono, permitir a passagem do ar de forma livre, sem nenhum local com estreitamento ou obstrução. Mas nem todas as pessoas apresentam esta condição ideal, e com o aumento da idade aliado a outros fatores predisponentes, as vias aéreas superiores se modificam, dificultando a passagem do ar, em alguns casos, há momentos de bloqueio total desta passagem. Estes fatores precisam ser tratados pois levam a consequências graves na saúde, podendo levar ao óbito. 

Please reload

Agende sua avaliação

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
580b57fcd9996e24bc43c543.png

ENDEREÇO MATRIZ

Av. Sete de Setembro, 4214 | 12 º andar

Curitiba | PR

ENDEREÇO FILIAL

Av. Cândido de Abreu, 427 | Conj. 1501 A

Centro Cívico | Curitiba | PR

HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO

atendimento@grupoatelier.com.br

Tel: (41) 3024 - 8960
 

Segunda - Sexta

07:30 - 20:00