Ortodontia

 

  Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Osdentes tortos ou mal posicionados não só prejudicam a sua aparência, como são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal. Também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, dores na articulação temporomandibular e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável e proporciona uma aparência mais agradável.

 

Ortodontia em Crianças

 

Ortodontia Preventiva (dos 6 meses aos 6 anos de idade)

  O principal objetivo da prevenção é manter um bom desenvolvimento da oclusão (mordida) e impedir ao máximo a instalação de maloclusões (mal posicionamento dentário). Para tanto, é necessário um constante acompanhamento do paciente, que deve iniciar quando bebê. Algumas orientações básicas, como o uso de mamadeiras e chupetas adequadas, são de fundamental importância no desenvolvimento dos ossos faciais e dentes.

 

Ortodontia Interceptora (6 e 12 anos de idade)

  É realizada ainda na dentição de leite ou durante a dentição mista, entre 6 e 12 anos de idade (quando a dentição permanente substitui a de leite). São utilizados aparelhos removíveis e o objetivo é impedir a evolução da maloclusão transformando-a em oclusão normal (mordida normal). Muitas vezes quando tratado nesta fase, o paciente reduz o tempo de utilização do aparelho fixo (ortodontia corretiva) ou não precisa fazer uso.

 

 Ortopedia Facial

  Este ramo da odontologia trata as relações desarmônicas entre as bases ósseas e tem por objetivo redirecionar o crescimento dos ossos da face. O exame ortodôntico preventivo é de suma importância no diagnóstico de alterações esqueléticas. Estas alterações devem ser tratadas na época da infância, caso contrário, podem evoluir para correção cirúrgica em idade mais avançada.

Ortodontia Corretiva (10-12 anos de idade)

A ortodontia corretiva trata as maloclusões (mal posicionamento dentário). O tratamento geralmente inicia no final da dentição mista e começo da permanente (10-12 anos de idade), mas pode ser realizado em adultos e não tem restrições quanto a idade. Um correto posicionamento dentário melhora a saúde bucal e a distribuição de forças durante a mastigação, protegendo os dentes e suas raízes, o osso de suporte, o tecido gengival e a articulação temporomandibular, além de obter uma melhora na estética dental e facial.

 

Respirador Bucal

   Respirador Bucal é o indivíduo que substitui o padrão correto de respiração nasal por um padrão bucal ou misto (buco-nasal). Esse padrão respiratório inadequado pode afetar progressivamente o desenvolvimento físico e psíquico do paciente, além de comprometer o desenvolvimento da face e das arcadas dentárias. Sinais e Sintomas

Sinais e sintomas:
-  Problemas respiratórios (rinite, bronquite, otite, amigdalite)
-  Lábios entreabertos e ressecados com gengivas inflamadas
-  Céu da boca profundo, maxila atrésica, língua baixa
-  Ronco, sono agitado e pesadelos
-  Baba durante o sono (dorme de boca aberta)
-  Olheiras e aspecto cansado
-  Irritabilidade por noites mal-dormidas podendo ficar hiperativos ou sonolentos durante o dia
-  Respiração barulhenta
-  Por causa da flacidez na boca e na língua, o processo de mastigação e deglutição também ficam comprometidos
-  Assimetria de face, narinas estreitas
-  Come rápido, mastiga pouco, utiliza líquido para auxiliar na hora de engolir e prefere alimentos pastosos
-  A fala, o sono e a concentração sofrem danos

A criança não precisa apresentar TODAS as alterações citadas acima, é importante que a família esteja atenta!

A importância do atendimento precoce significa melhor qualidade de vida para a criança!

 

Ortodontia em Adultos

 

  Hoje é possível tratar todas as faixas etárias. Há pouco tempo era raro encontrarmos adultos fazendo uso de aparelho ortodôntico, atualmente a procura por uma melhora na saúde bucal e estética facial por parte dos adultos vem aumentando consideravelmente. As principais reclamações dos adultos eram a cor do aparelho metálico e o tempo de tratamento. Hoje, com a grande evolução dos materiais odontológicos, é possível atender essas exigências, utilizando aparelhos estéticos que podem ser de porcelana ou de safira, que são quase imperceptíveis e bastante confortáveis. É importante ressaltar que o tratamento ortodôntico em adultos terá apenas resultados no alinhamento dentário melhorando posicionamento e apinhamento dentário. Pois como o adulto já cresceu o que deveria crescer, não sendo possível corrigir nenhum problema ósseo apenas com o aparelho ortodôntico, sendo necessárias intervenções cirúrgicas concomitantemente com o cirurgião bucomaxilofacil.

 

Redução do tratamento Ortodontico

  Hoje se dispõe de mini-placas e mini-implantes temporários que são dispositivos utilizados em diversas situações clínicas e servem como um grande auxiliar no tratamento ortodôntico, principalmente em pacientes adultos, reduzindo o tempo do tratamento e os efeitos indesejados de uma movimentação dentária.

 

Tipos de Aparelhos:

Aparelho Metálico

O aparelho metálico convencional ainda é a preferência dos adolescentes, que adoram poder escolher uma cor diferente de elásticos a cada consulta.

Aparelho Transparente

O aparelho dental transparente é o preferido pelos adultos! Seja de Porcelana ou Cristal de Safira, o aparelho estético transparente permite que você seja mais livre para sorrir.

Aparelho Autoligavel

Se você ainda não ouviu falar nesse termo, certamente ouvirá. As principais fabricantes de material ortodôntico já lançaram suas diferentes versões debraquetes autoligados. Nos aparelhos autoligáveis o fio metálico “desliza” livremente, sem atrito e sem a interferência das famosas “borrachinhas” do método tradicional. Assim, o movimento acontece com muito mais liberdade, suavidade e rapidez, mesmo utilizando-se de menos força. O fio utilizado tem tecnologia de termoativação, ou seja, com a temperatura da boca a aproximadamente 36º a ação acontece todo o tempo. Além disto, a liga metálica utilizada tem memória de forma, agilizando o tratamento no estágio inicial de alinhamento. Para a não interferência estética, existe também o aparelho ortodôntico autoligável estético que é de material cerâmico.

Aparelho Invisalign

Esta técnica utiliza jogos de alinhadores (moldeiras) feitos sob medida. Os alinhadores são praticamente invisíveis e reposicionam seus dentes passo a passo para conseguir um belo sorriso.

Aparelho Lingual

Este aparelho lingual é colado na face interna dos dentes, por não ser aparente é chamado de aparelho invisível. Este sistema é o único aparelho lingual 100% customizado e o mais avançado do mercado.

Please reload

Agende sua avaliação

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
580b57fcd9996e24bc43c543.png

ENDEREÇO MATRIZ

Av. Sete de Setembro, 4214 | 12 º andar

Curitiba | PR

ENDEREÇO FILIAL

Av. Cândido de Abreu, 427 | Conj. 1501 A

Centro Cívico | Curitiba | PR

HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO

atendimento@grupoatelier.com.br

Tel: (41) 3024 - 8960
 

Segunda - Sexta

07:30 - 20:00